1º Dia – CAMPO GRANDE / BONITO
Chegada ao aeroporto de Campo Grande, recepção e traslado a Bonito (cerca de 4h). Acomodação no hotel escolhido.
2º Dia ao 3ª Dia – BONITO
Dias dedicados aos seguintes passeios (incluídos)
GRUTA DO LAGO AZUL
Considerada o cartão postal de Bonito. É um passeio contemplativo e histórico que inicia com uma caminhada de aproximadamente 300 metros até a entrada da caverna. Descendo aproximadamente 150 metros por uma escadaria avista-se um lago com águas de um tom intensamente azulado e dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Além da beleza do Lago, existem ainda as belíssimas formações geológicas – não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos de milhares de anos. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo que alimenta o lago.
O que levar: tênis ou sapato fechado e roupas leves. Proibido chinelos.
GRUTA DE SÃO MIGUEL
A Gruta de São Miguel possui, aproximadamente, 270 metros de extensão, distribuídos em uma área de 3.149 m². Enquanto aguarda-se o momento do passeio, sugerimos observar pássaros, assistir um vídeo ilustrativo do local que normalmente está disponível para tal. O acesso às Grutas é feito por uma trilha suspensa em meio ao cerrado, com vista para as copas das arvores e paradas em mirante para observação de pássaros. Já dentro da caverna, formações calcáreas só encontradas ali, transpiram os mistérios e revelam parte da história do local. Por ser uma cavidade seca, pode-se caminhar ao lado das formações de espeleotemas, como: estalactites, estalagmites e travertinos, esculpidos pela natureza durante milhões de anos. Depois de passar momentos de êxtase e contemplação, inicia-se a viagem de volta para o Centro de visitantes, passando por uma pequena trilha dentro da mata.
O que levar: tênis ou sapato fechado e roupas leves. Proibido chinelos.
ESTÂNCIA MIMOSA
Todo charme de uma típica fazenda sul-matogrossense. Após se encantar com a casa-sede e sua estrutura o visitante parte para uma agradável caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso. Em uma autêntica experiência de ecoturismo, o passeio é acompanhado por um guia local especializado. O lugar oferece trilhas interpretativas onde se passa por sete cachoeiras de tamanhos e formas variadas com ótimos locais para banho em piscinas naturais. Existem passarelas suspensas, pequenas grutas, mirantes com vista para a morraria da Serra da Bodoquena e uma plataforma de salto com 6 metros de altura que transforma o passeio em uma aventura inesquecível para qualquer idade. Uma parte do trecho é realizado em barco a remo. Almoço incluído. O que levar: roupas leves, protetor solar e repelente.
MERGULHO SUPERFICIAL RIO DA PRATA / BURACO DAS ARARAS
O passeio de flutuação no Rio da Prata é realizado com o acompanhamento de um guia especializado. Para chegar à nascente do Rio Olho D’água, o passeio de ecoturismo inicia-se com uma agradável caminhada pela mata ciliar do Rio da Prata, através de uma trilha interpretativa. Os visitantes, durante o percurso, irão se deparar com inúmeras árvores centenárias, orquídeas e bromélias e avistar diversas espécies de mamíferos como: quati, macaco prego, queixada, seriema, cotia, tamanduá e diferentes espécies de aves que habitam no local. Ao chegar na nascente do Rio Olho D’Água – uma imensa piscina natural de águas cristalinas – o guia alerta os visitantes para o início do treinamento que visa a adaptação da máscara e snorkel para a realização da atividade. O guia ajudará todos a se equipar para a exploração dos arredores. Após essa preparação inicia-se o passeio de flutuação. A suave correnteza leva os visitantes calmamente por um passeio em um mundo subaquático, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas. São cerca de 2km de percurso, até o encontro dos rios Olho D´Água e o Rio da Prata. Aqui você terá a opção de escolher entre continuar flutuando ou embarcar em um pequeno barco de motor elétrico. O passeio de flutuação no Rio da Prata tem duração em torno de 4 horas. Almoço incluído.
Em seguida saída para passeio ao Buraco das Araras, onde os visitantes são divididos em grupos de no máximo 10 pessoas e acompanhados de guia de turismo ou monitores ambientais iniciam o percurso de aproximadamente 900m que os levará até uma das maiores dolinas do Brasil. Durante o trajeto pode-se observar a vegetação e fauna típica do cerrado. A contemplação é feita a partir de dois mirantes, instalados na beira do abismo, Além da bela paisagem, deste ponto é possível observar o voo das araras e das outras aves que habitam o local, como curicacas, carcarás, urubus, pássaros-pretos, gralhas, papagaios, periquitos e eventualmente o acauã e o gavião-pato.
4º Dia – BONITO / CAMPO GRANDE
Após o café da manhã, traslado ao aeroporto de Campo Grande.